A presidente eleita do Rotary International, Stephanie Urchick, anunciou que o lema presidencial de 2024-25 é A Magia do Rotary e pediu aos associados que reconheçam e ampliem o poder que a organização tem de salvar vidas.
“Não me entendam mal – não vamos acabar com a pólio ou trazer paz ao mundo balançando uma varinha de condão e dizendo algumas palavras mágicas”, disse Urchick aos governadores eleitos na Assembleia Internacional do Rotary em 8 de janeiro. “Depende de vocês. Vocês criam a magia a cada projeto concluído, cada dólar doado e cada novo associado.”
Urchick, associada do Rotary Club de McMurray, EUA, disse que viu a magia do Rotary quando ajudou a instalar filtros de água na República Dominicana. Dois meninos estavam observando a água suja entrar no filtro por um lado e sair limpa do outro.
“Um dos meninos agarrou minha manga e disse: Faça a mágica de novo’”, contou ela. “Obviamente, o filtro de água não era mágico. Trabalhamos arduamente para transportar e instalar os filtros, e ensinar os líderes comunitários da região a mantê-los. Mas esses meninos sabiam que o acesso fácil à água limpa mudaria suas vidas. Saber que desempenhei um pequeno papel nisso tudo certamente mudou minha vida.”
Priorizando a paz
Urchick pediu aos associados que adotem o Plano de Ação do Rotary, encontrem um equilíbrio entre a continuidade e a mudança, e trabalhem em prol da paz. Ela planeja sediar uma conferência presidencial da paz em 2025 com o tema “Curando um mundo dividido”.
Urchick disse que o Rotary tem um longo histórico de promoção da paz por meio dos seus Centros Rotary pela Paz. Localizados nas melhores universidades do mundo, esses centros treinaram cerca de 1.800 bolsistas que agora trabalham em mais de 140 países. O mais novo centro, localizado na Universidade Bahçeşehir, em Istambul, Turquia, receberá sua primeira turma de bolsistas no início de 2025.
“As Bolsas Rotary pela Paz foram instituídas há mais de 20 anos com a meta de treinar profissionais da paz e desenvolvimento de comunidades de todo o mundo e torná-los catalisadores eficazes para solucionar e evitar conflitos”, disse Urchick. “Esta conferência se concentrará nos esforços do Rotary em prol da paz e proporcionará oportunidades para aprendermos juntos.”
Além de enfatizar a consolidação da paz, Urchick reiterou o compromisso do Rotary com a erradicação da pólio. Ela incentivou os governadores eleitos a criar ou entrar para uma Sociedade Pólio Plus em seus distritos e fazer o possível para ajudar a acabar com a doença.
“Entre em contato com autoridades e outros líderes governamentais. Lembre-os de que a pólio ainda é uma ameaça e incentive-os a apoiar a erradicação da doença”, pediu ela. “A pólio continua sendo nossa principal prioridade e requer nosso total compromisso, mas há muito trabalho importante a ser feito.”
Equilíbrio entre continuidade e mudança
Urchick também ressaltou a necessidade de equilibrar a continuidade e a mudança, fatores que caracterizam o Plano de Ação do Rotary.
“O plano visa dar continuidade às nossas melhores ideias, e não abandoná-las”, disse ela. “Temos que encontrar um equilíbrio: precisamos mudar a nós mesmos e permanecer fiéis a quem somos.”
Ela pediu aos governadores eleitos que façam o necessário para tornar a experiência no clube irresistível para os associados.
“Isso pode significar mudar a forma como as coisas são feitas no seu distrito”, explicou. “Se seu distrito faz as coisas da mesma maneira há 50 anos, provavelmente é hora de fazer uma reavaliação. Se um clube do seu distrito não estiver ativo ou estiver perdendo associados, talvez seja hora de criar um novo clube que se adapte melhor à comunidade. O fato de um clube ou distrito não ter mudado há algum tempo não significa que ninguém esteja ansioso por mudanças.”
Segundo ela, uma maneira de fazer mudanças positivas é adotando os princípios de diversidade, equidade e inclusão nos clubes.
“Espero que vocês se juntem a mim e estejam abertos a receber futuras pessoas em ação, inclusive (e em alguns casos, especialmente) se elas não se parecerem ou agirem como o típico associado do seu clube local”, disse ela. “Com a D.E.I. é mais fácil nos unirmos em torno de um propósito em comum. É nos momentos em que estamos comprometidos e focados que somos mais eficazes e relevantes.”