O Rotary International, a mais antiga organização de prestação de serviços humanitários, engloba os cerca de 35.000 clubes espalhados em mais de 220 países e áreas geográficas, dividida em aproximadamente 530 Distritos.
Esses clubes são integrados por líderes executivos e profissionais que ofertam tempo e talentos para servir em suas comunidades e em outros países. O lema maior da organização, Dar de Si Antes de Pensar em Si, personifica o espírito humanitário que anima mais de 1,2 milhão de rotarianos, os quais desfrutam de companheirismo entre si e participam de projetos comunitários e internacionais, que caracterizam o Rotary mundialmente.
O Rotary ostenta uma rica e complexa tradição e estrutura organizacional, com programas que a princípio podem ser difíceis de entender, principalmente para quem é novo na organização.
Apresentamos a seguir alguns fatos fundamentais sobre o Rotary que possibilitam ao leitor conhecer um pouco melhor a entidade e orgulhar-se ainda mais de pertencer a tão destacada organização.