Os seguintes programas ajudam rotarianos a atender necessidades de suas comunidades e auxiliar pessoas de outros países:

Interact: Organizado e patrocinado por Rotary Clubs, o programa é voltado para jovens de 12 a 18 anos congregados em mais de 12.300 Interact Clubs espalhados por 133 países.

Rotaract: Organizado e patrocinado por Rotary Clubs, o programa promove as qualidades de liderança, o desenvolvimento profissional e a prestação de serviços entre pessoas de 18 a 30 anos, congregadas em mais de 8.000 Rotaract Clubs espalhados por 167 países.

Núcleos Rotary de Desenvolvimento Comunitário (NRDC): Organizados e patrocinados por Rotary Clubs, esses grupos, que somam mais de 6.800 em 78 países, são formados por não rotarianos que se esforçam para melhorar suas comunidades.

Rede Global de Grupos de Rotarianos: Formada por Grupos de Companheirismo (de cunho profissional e recreativo) e Grupos Rotarianos em Ação (dedicados à prestação de serviços), já congrega cerca de 70 grupos abertos a rotaractianos, rotarianos e cônjuges.

Intercâmbio Rotário da Amizade: Visitas internacionais recíprocas feitas por rotarianos e seus familiares.

Voluntários do Rotary: Rotarianos com habilidades específicas colaboram em projetos humanitários prestando serviços voluntários em seus próprios países e no exterior.

Intercâmbio de Jovens do Rotary: Clubes e distritos enviam e hospedam por ano mais de 8.000 pessoas de 15 a 19 anos que participam, no exterior, de intercâmbio cultural que pode durar de uma semana a um ano letivo.

Prêmios Rotários de Liderança Juvenil (RYLA): Seminários patrocinados por clubes e distritos que cultivam as habilidades de liderança em pessoas de 14 a 30 anos.

Serviços à Comunidade Mundial (SCM): Parcerias internacionais entre clubes e distritos para fornecer assistência a projetos comunitários em outro país. Buscas no ProjectLINK no site www.rotary.org/pt, que é um banco de dados de projetos de clube e distrito que precisam de financiamento, voluntários e artigos diversos, levam a descrições de projetos em busca de assistência de parceiros ou voluntários internacionais, bem como relatos de projetos bem-sucedidos.