A Fundação Rotária do Rotary International é uma entidade sem fins lucrativos cuja missão é capacitar os rotarianos para que possam promover a boa vontade, paz e compreensão mundial por meio de apoio a iniciativas de melhoria da saúde, da educação e do combate à pobreza.

Apoio financeiro
Apoiar programas educacionais e humanitários implementados por clubes e distritos e atividades de erradicação da pólio. As contribuições são creditadas em três fundos:
Fundo Anual para Programas, que financia os programas da Fundação;
Fundo de Dotação, do qual apenas parte dos rendimentos é empregada para garantir a viabilidade dos programas da Fundação a longo prazo;
Fundo Pólio Plus, que provê recursos para a concretização do sonho de um mundo livre da pólio. Cada dólar contribuído à Fundação ajuda a financiar os programas humanitários, educacionais e culturais, além dos custos operacionais. Clubes e distritos se candidatam e recebem subsídios da Fundação para executar projetos no mundo todo.
A Fundação Rotária lançou a iniciativa “Todos os Rotarianos, Todos os Anos” visando aumentar para US$100 per capita a média das doações anuais em apoio às atividades abaixo descritas.
Programas Educacionais Promovem a compreensão internacional ao congregar pessoas de diferentes países e culturas.
Bolsas Educacionais
Programa internacional de nível universitário que envia cerca de 500 pessoas qualificadas para estudar no exterior e atuar como embaixadoras da boa vontade.
Bolsas Rotary pela Paz: São outorgadas para estudos em cursos de nível equivalente a mestrado ou certificado profissional em um dos seis Centros Rotary de Estudos Internacionais na área de paz e resolução de conflitos.
Intercâmbio de Novas Gerações (NGE) O programa de Novas Gerações, destinada aos jovens com idade entre 21 e 30 anos, tem como meta oferecer, além das experiências das relações entre culturas diferentes, a ampliação da conscientização sobre assuntos internacionais; e oportunizar a troca de experiências profissionais contemplando, dentro do possível, o desenvolvimento na área de atuação específica do intercambista.
Programas Humanitários: Os Subsídios Humanitários permitem a rotarianos potencializar seu apoio a projetos de prestação de serviços internacionais, como escavação de poços, assistência médica, alfabetização e execução de outros serviços essenciais. A participação dos rotarianos é a chave para o sucesso desses projetos.
Subsídios Globais: Ajudam Rotary Clubs e distritos a empreender projetos humanitários com a colabora ção de clubes/distritos de outro país.
Subsídios Distritais Simplificados: Permitem aos distritos apoiar atividades de prestação de serviços à comunidade local ou internacional.
Pólio Plus: A erradicação da pólio é a prioridade número um do Rotary. O programa Pólio Plus provê fundos para campanhas de imunização em massa, bem como para apoiar trabalhos de mobilização social, vigilância e análise laboratorial para as últimas fases da erradicação global da poliomielite. O Rotary International terá colaborado com mais de US$1,2 bilhão e centenas de milhares de horas de trabalho voluntário quando o mundo for certificado livre da pólio. O Rotary é parceiro da Organização Mundial da Saúde, Unicef e Centro Norte Americano de Controle e Prevenção de Doenças na iniciativa para eliminar a pólio da face da terra. Como resultado desses esforços, dois bilhões de crianças menores de cinco anos foram imunizadas contra a doença, cinco milhões de pessoas que poderiam ter contraído paralisia hoje caminham, 500.000 novos casos de pólio são evitados todos os anos e o número daqueles registrados diminuiu 99%.
Desafio 200 Milhões de Dólares do Rotary: Em 2007 e 2009 a Fundação Bill e Melinda Gates, reconhecendo a liderança do Rotary no esforço mundial de erradicação da pólio, decidiu fazer as doações de US$100 e US$255 milhões respectivamente, para uso em atividades de imunização e erradicação da pólio. O Rotary deve arrecadar US$200 milhões até 30 de junho de 2012 para equiparar parte das doações feitas pela Fundação Gates. Assim sendo, a organização precisa que os cerca de 33.000 clubes no mundo inteiro realizem pelos próximos três anos campanhas anuais de arrecadação de fundos em apoio ao Desafio. Considerando as doações da Fundação Gates e nossa equiparação, teremos US$555 milhões, fundamentais para que o Rotary alcance sua meta maior de eliminar a pólio de uma vez por todas.