O Rotary é essencialmente uma organização que conta com a dedicação e o trabalho dos rotarianos em projetos implementados pelos Rotary Clubs.
Uma estrutura distrital e internacional foi elaborada para apoiar os clubes nas atividades de prestação de serviços humanitários em suas comunidades e no exterior.
Conselho Diretor: Entre os 19 rotarianos que integram o conselho diretor do RI figuram o presidente atual da organização e o presidente eleito. Referido conselho reúne-se trimestralmente para tomar decisões que ditam os caminhos da organização. O presidente do RI, eleito anualmente, escolhe o lema e as ênfases em serviços que serão a tônica em seu mandato.
Secretaria: O Rotary International está sediado em Evanston, cidade vizinha a Chicago, no estado de Illinois, Estados Unidos. A organização possui sete escritórios internacionais localizados na Argentina, Austrália, Brasil, Coreia, Índia, Japão e Suíça. O escritório do RI para a Grã-Bretanha e Irlanda (RIBI) fica na Inglaterra, e atende aos clubes e distritos daquela região. O secretário geral é o executivo-chefe de operações da entidade e comanda um quadro de 740 funcionários que trabalham para atender aos rotarianos de todo o mundo.
Zonas: Os distritos são organizados em 34 zonas com um número praticamente igual de rotarianos tendo como responsável diretores com mandatos de 2 anos escolhidos pelos clubes pertencentes a sua zona.
Distritos: Os clubes estão agrupados em 530 distritos, cada qual liderado por um governador, que junto com os governadores assistentes e as várias comissões formam o grupo de líderes distritais de apoio aos clubes.
Clubes: Rotarianos são associados de Rotary Clubs que, por sua vez, estão ligados ao Rotary International (RI). Cada clube escolhe seus dirigentes e tem considerável autonomia, respeitando os estatutos e o regimento interno da organização. Em suma: Os clubes é que são sócios do Rotary International. Os Rotarianos não são sócios do Rotary International, são associados de um Rotary Club.