O clube é a pedra angular do Rotary. Rotary Clubs eficazes possuem quatro características principais: mantêm ou aumentam o quadro associativo, participam de projetos humanitários que beneficiam a comunidade local e de outros países, apoiam a Fundação Rotária contribuindo financeiramente e participando de seus programas, e desenvolvem líderes capazes de servir ao Rotary além dos limites de clube.
O que os rotarianos recebem do Rotary depende em larga escala do que investem nele. Muitos dos requisitos para associação visam fazer com que os associados participem inteiramente da vida do clube e desfrutem as oportunidades de crescimento oferecidas pela organização.

Prestação de Serviços: Todos os Rotary Clubs têm uma missão especial: servir às pessoas carentes no mundo inteiro. Ao participar de projetos, os associados se inteiram da atuação de seu clube em iniciativas locais e internacionais, podendo disponibilizar tempo e talentos onde for mais necessário.

Recrutamento e retenção de associado: Recrutamento e retenção de associados Para que os clubes permaneçam fortes, todo rotariano deve trazer novos associados à organização. Mesmo aqueles que ingressaram recentemente nos clubes podem levar convidados às reuniões e pedir que tomem parte de projetos.
O valor do Rotary é muito claro, e a melhor forma de despertar o interesse de rotarianos potenciais é fazendo com que vivenciem o companheirismo e eficácia dos serviços humanitários prestados pelos clubes. Manter os associados engajados é de suma importância. Um clima de amizade e a participação em projetos e operações do clube desde cedo são duas das melhores maneiras de garantir que o associado permaneça no Rotary. A composição ideal de um Rotary Club deve espelhar a comunidade, incluindo as profissões ali encontradas. Tal diversidade enriquece cada faceta do companheirismo e serviço desfrutados no clube.

Frequência: O comparecimento às reuniões de clube permite aos rotarianos vivenciar companheirismo e enriquecer seus conhecimentos pessoais e profissionais. Os horários das reuniões buscam acomodar os compromissos sociais e profissionais dos associados. Alguns clubes têm sua reunião no horário do almoço, outros se reúnem de manhã, após o expediente ou à noite. A norma reza que os associados compareçam a pelo menos 50% das reuniões do clube em cada semestre.
Quando rotarianos estiverem impossibilitados de comparecer a uma reunião, podem recuperar a frequência em qualquer Rotary Club do mundo. Para saber os locais e horários de reunião de todos os Rotary Clubs basta consultar o Official Directory ou a seção “Localizar Rotary Clubs”, no site do Rotary (www.rotary.org/pt).
Em alguns casos, a recuperação de frequência poderá ser feita através da participação em projeto do clube, em reunião do conselho diretor, reunião de Rotaract Club ou de Interact Club, ou mesmo virtualmente, em reuniões de Rotary E-Clubs.

Princípios que norteiam o Rotary: Desde a fundação da organização, alguns princípios básicos têm sido desenvolvidos para que os rotarianos atinjam o ideal de prestação de serviços humanitários e altos padrões de ética. O Objetivo do Rotary Formulado em 1910 e adaptado sempre que a missão da entidade se expandia, define sucintamente o propósito da organização e as responsabilidades dos rotarianos.
O Objetivo do Rotary é estimular e fomentar o ideal de servir, como base de todo empreendimento digno, promovendo e apoiando:
PRIMEIRO O desenvolvimento do companheirismo como elemento capaz de proporcionar oportunidades de servir; SEGUNDO O reconhecimento do mérito de toda ocupação útil e a difusão das normas de ética profissional; TERCEIRO A melhoria da comunidade pela conduta exemplar de cada um na vida pública e privada;
QUARTO A aproximação dos profissionais de todo o mundo, visando a consolidação das boas relações, da cooperação e da paz entre as nações.

Princípio de Classificação: Sistema que garante que o quadro associativo de cada clube espelhe a sociedade local com representantes dos seus vários ramos de negócios e profissões. De acordo com este sistema, cada associado é classificado conforme sua ocupação, e o número de associados em cada classificação é limitado conforme o tamanho do clube. O benefício dessa estrutura é a diversidade profissional que estimula a vida social do clube e aumenta as chances deste de executar projetos diferenciados, por contar com as experiências dos rotarianos.

Avenidas de Serviços: As Avenidas de Serviços, embasadas no Objetivo do Rotary, dão sustentação às atividades de clube e dividem-se em:
Serviços Internos: enfoque no fortalecimento do companheirismo e no funcionamento eficaz do clube;  Serviços Profissionais: iniciativas que incentivam rotarianos a servir aos outros através de suas ocupações e da obediência a altos padrões de ética;
Serviços à Comunidade: atividades empreendidas pelo clube para melhorar as condições de vida na comunidade;
Serviços Internacionais: ações tomadas para expandir o alcance humanitário do Rotary ao redor do mundo e para promover paz e compreensão mundial;
Serviços às Novas Gerações atividades para o desenvolvimento da capacidade de liderança, projetos humanitários e programas de intercâmbio que contribuem para que os jovens realizem mudanças positivas no mundo.