Rotary Club de Osasco

Distrito 4610

A HISTÓRIA DO EMBLEMA
O emblema oficial de Rotary é o Distintivo Rotário. Ela representa uma história de orgulho e tradição que teve seu começo em 1905 e se formalizou em 1926. O desenho básico do emblema, uma roda, data de 1905, ano em que foi organizado o primeiro Rotary Club na cidade de Chicago, EUA. Poucas semanas depois de formado o Clube, os sócios reuniram-se para discutir o desenho de um emblema que pudesse simbolizar o caráter da sua recém formada entidade. Naquela época, as reuniões faziam-se "em rodízio" nos locais de trabalho dos sócios. Um sócio apresentou o desenho de uma roda de locomotiva, com o contrapeso e com as palavras "Rotary Club" inscritas no eixo de conexão.

Outro rotariano apresentou uma simples roda de carruagem. Justificaram a escolha porque a roda era bem conhecida; era básica e era a civilização da roda. Além disso, a roda gira, dando idéia de movimento. Os primeiros rotarianos escolheram como seu emblema a roda de carruagem, elaborada por Montague M. Bear, um tipógrafo gravador que poucas semanas antes havia se tornado sócio do Clube. Tamanho foi o entusiasmo incitado pelo desenho de "Monty" Bear, que os sócios mandaram imprimir um estoque de papel carta, suficiente para cinco anos, contendo a roda de carruagem no seu cabeçalho. Mas antes mesmo de gastar uma pequena parte deste material, os sócios chegaram à conclusão de que o emblema era "muito simples, muito estático".

Concordando com essa avaliação, "Monty" acrescentou algumas nuvens ao desenho. Mas Tom Philips, fabricante de lanternas, comentou que "nem mesmo o Rotary poderia fazer levantar poeira na frente e de trás da roda, ao mesmo tempo". E assim, mais uma vez, o desenho foi modificado. "Monty" Bear acrescentou mais nuvens e adicionou uma fita com a inscrição "Rotary Club", na frente da roda. Durante esse tempo, outros Rotary Clubs estavam sendo organizados em São Francisco, Oakland, Nova lorque e em outros centros metropolitanos dos EUA. Todos os novos Clubes adotaram a roda como emblema, mas acrescentaram traços característicos para identificar o Club com sua cidade.

O Rotary Club Buffalo, em Nova York, por exemplo, sobrepôs um búfalo ao centro da roda. O Rotary Club de Oakland, na Califórnia, sobrepôs a roda a um gigantesco carvalho. Em 1910, quando os 16 Rotary Clubs existentes se reuniram na cidade de Chicago e formaram a "Associação Nacional de Rotary Clubs", havia tantos desenhos de emblemas quanto Clubs. Antes da Convenção de 1912, de Duluth, no Estado de Minnesota, a sede nacional convi-dou todos os Clubes a apresentarem o desenho de um emblema a ser usado por todos os Rotary Clubs, devendo ter a roda como elemento básico.

Naquela cidade de Duluth, foi adotada como emblema oficial uma roda de engrenagem, com as cores azul real e dourado. Mas mesmo esse desenho não durou mais de oito anos. Alguns engenheiros reclamaram que a roda era mecanicamente defeituosa e não podia realizar nenhum trabalho. Foi então nomeada uma comissão de dois rotarianos para fazer a devida correção, sendo eles Oscar B. Jorge, de Duluth e Charles Henry Mackintosh, de Chicago. 

O desenho desses dois rotarianos, anunciado e adotado em 1920, foi usado desde então, com uma exceção. Eles haviam esquecido de introduzir um rasgo de chaveta na roda, e sem chaveta, a engrenagem seria inútil, incapaz de transmitir força ao eixo ou ser por ele impulsionada. O rasgo de chaveta foi acrescentado em 1923, continuando um movimento que dura até hoje.

DESCRIÇÃO DO EMBLEMA
O emblema oficial do RI é uma roda de engrenagem com seis raios ou braços, vinte e quatro dentes ou projeções e um rasgo de chaveta; um dente é colocado sobre o eixo de cada braço e três entre as linhas centrais dos braços. As duas palavras "Rotary lnternational" aparecem em espaços rebaixados no aro. 

Com a roda na posição vertical, a palavra "Rotary" aparece na depressão superior, que ocupa um espaço de cerca de cinco dentes, e a palavra "International" aparece na depressão inferior, que ocupa o espaço de cerca de nove dentes e meio. Entre essas duas depressões, de cada lado das mesmas, há outras duas depressões sem letras. 

O espaço entre quaisquer dessas quatro depressões é de cerca de duas unidades de acordo com as proporções dadas nas especificações técnicas, e o espaço entre as depressões e qualquer dos bordos do aro é de cerca de uma unidade e meia. Os braços são cônicos e de seção transversal elíptica.

Quando a roda está em posição vertical com a palavra "Rotary" em cima, os eixos de dois braços opostos formam um diâmetro vertical da roda, que corta ao meio o rasgo de chaveta, então no ponto mais alto de sua rotação. Os lados dos dentes são levemente convexos, de maneira que o espaço deixado entre os dentes é, do ponto de vista da mecânica, aproximadamente correto. SIGNIFICADO DO EMBLEMA Se analisarmos com mais atenção o emblema de Rotary, veremos que ele representa movimento, desde sua primeira adoção em 1905, quando era apenas uma roda de carreta, de carroça ou de trem, conforme afirmam alguns autores. Essa representação essencial permaneceu na engrenagem como seu formato adotado em 1923 e é vigente nos dias atuais. Se buscarmos melhor entendimento do significado dessa engrenagem como representação de movimento, concluiremos que essa intenção somente se estabelecerá se houver mais de uma engrenagem engrazadas, uma transmitindo força a outra, e essa à seguinte e, todas juntas, produzirão movimento e energia, oferecendo trabalho. Assim, a engrenagem, ao nosso ver, representa os Rotary Clubs, tendo nos seus dentes os rotarianos, e a chaveta, por onde se prende ao eixo, a coordenação que lhe empresta Rotary International, com base em sua filosofia de prestação de serviço. Também pode-se afirmar que os 24 dentes dessa engrenagem representam às 24 horas do dia, onde cada rotariano deve viver o Rotary, em ação e pensamento. Alguns autores também significam os 6 raios como as qualidades essenciais do rotariano em relação à família, à ação, à amizade, à profissão, à Religião e à instituição. Como se observa, várias são as interpretações que podem dar significado à roda rotária, mas essas se validam pela analogia adequada entre a imagem simbólica e o conjunto de idéias, crenças e valores que querem simbolizar. Cada raio simboliza: FAMILIA – Ser bom chefe de família AÇÃO – Cumprir os deveres de cidadão AMIZADE – Cultivar a capacidade de fazer e manter amigos PROFISSÃO – Ter ética profissional, agindo sempre de acordo com os princípios rotários RELIGIÃO – Respeitar normas e princípios religiosos INSTITUIÇÃO – Manter a integração no movimento rotário, cooperando sempre. A cor dourada significa a nobreza e legitimidade dos propósitos rotários. A cor azul lembra o firmamento, indicando a universalidade e elevação dos mesmos propósitos. Por certo, mais do que qualquer outro significado, o emblema de Rotary identifica a Instituição Rotary International, e mais do que isso, quando portado por um cidadão ou cidadã, em todo o mundo, esses serão identificados como voluntários que se guiam pelo lema “Dá de Si, Sem Pensar em Si”, que se unem para o atingir um objetivo coletivo, que apontamos como o Objetivo de Rotary.

USO DO DISTINTIVO ROTÁRIO

Esse distintivo deve ser usado sempre pelo rotariano, dentro ou fora das reuniões, na cidade ou em viagens, como elemento de identificação. Ele nos dá excelentes oportunidades de prestar serviços a companheiros de outras regiões e também de sermos atendidos por outros companheiros quando em viagem, em casos de necessidade. O distintivo é de uso restrito e exclusivo dos Rotary Clubes e dos rotarianos. Devido à grande importância da roda dentada como símbolo e emblema da organização, é dever de todo rotariano proteger sua integridade. Acima de tudo, o uso adequado da mesma deve partir dos próprios rotarianos. O uso apropriado do emblema irá ajudar a definir e fortalecer a identidade visual que o Rotary International procura estabelecer em todo o mundo. O uso inadequado do mesmo é um impedimento a esse objetivo. O emblema do Rotary não pode ser utilizado para fins comerciais. Seu uso não é permitido em campanhas políticas ou em conexão com qualquer outro nome ou emblema que não seja reconhecido pelo Rotary International. Não se pode usar o emblema do Rotary em qualquer impresso ou similar que envolva assunto comercial, de interesse ou proveito próprio que tenha por fim a promoção de seus negócios. Também não é aconselhável que os Rotarianos exibam o emblema do Rotary nas portas ou janelas dos seus estabelecimentos comerciais. A utilização do emblema com orgulho e honra é dever de todo Rotariano e as restrições aqui mencionadas têm por fim assegurar que o emblema não seja utilizado de maneira contrária às normas da organização e que será sempre utilizado em prol da mesma. O emblema de Rotary deve ser usado na lapela do casaco dos rotarianos, em princípio no lado esquerdo, ou na blusa ou vestido das rotarianas, em local similar ao previsto para os associados homens. Quando na camisa, deve ser colocado na gola do lado esquerdo, ou no seu boldo esquerdo. Quando em reunião rotária, convém que junto ao emblema de Rotary, seja usado, também, o emblema do ano rotário em curso e a identificação de seu cargo rotário em exercício. Com a adoção da nova identidade visual de Rotary, o distintivo de lapela do Rotary não mudará. Ele continuará com o logo azul real e dourado que identifica os rotarianos no mundo inteiro. A BANDEIRA A primeira bandeira foi hasteada no mês de janeiro de 1915, na Cidade de Kansas, estado do Missouri, EUA. Em 1922, uma pequena bandeira rotária foi hasteada no Pólo Sul, pelo Almirante Richard Byrd, sócio do Rotary Club de Winchester, na Virgínia, EUA. Quatro anos depois, o Almirante hasteou a bandeira rotária no Pólo Norte. Uma bandeira foi oficialmente adotada pelo Rotary International em 1929, durante a Convenção de Dallas, no Texas, EUA Atualmente a bandeira rotária consiste em um campo branco com o distintivo ao centro nas cores oficiais. Aos Rotary Clubes é facultado colocar as palavras “Rotary Club” em letras grandes azuis acima da roda DENTEADA e, abaixo dela, o nome do Clube, Estado, Nação e o número do Distrito.


Site do RYLA


Reuniões

Platinum Buffet 

Av. Dep. Emílio Carlos 616  Campesina - Osasco - SP

Quarta-feira as 20:00

Como chegar