Os Rotary Clubs são pessoas jurídicas de direito privado, regidos por um mesmo modelo de Estatuto, prescrito por RI, que admite apenas as adaptações determinadas pelas legislações nacionais e locais; e um Regimento Interno também sugerido por RI, coerente com o Estatuto prescrito, mas que aceita as normas necessárias para atender as características de cada Clube, o que lhe garante certa autonomia administrativa, e o Manual de Procedimento de Rotary International, que apresenta as normativas que devem ser adotadas no movimento rotário por rotarianos e Clubes.

A prescrição de um mesmo Estatuto para os Clubes é uma necessidade que se impõe para manter o movimento rotário na mesma direção, em todo o mundo. Todos com o mesmo objetivo e finalidades de uma organização internacional, distribuída em todos os continentes.

Os clubes são administrados por um Conselho Diretor, liderado pelo presidente do Clube, eleito pelo quadro associativo para uma gestão de um ano ( julho – junho) e comunicado ao RI por meio do portal eletrônico, até o dia 31 de dezembro do ano anterior ao da gestão a que se refere.

O Plano de Liderança de Clubes – PLC, já implementado em todo o universo rotário, tem por objetivo oferecer condições para que esses sejam mais eficazes. O PLC prevê um organograma simplificado, que privilegia a continuidade das atividades planejadas e desenvolvidas no Clube, com base no desenvolvimento de um planejamento estratégico com objetivos e metas de médio e longo prazo.