Para falar sobre o propósito de Rotary, nada mais adequado que transcrever as palavra do próprio fundador Paul Harris, inseridas em seu livro “Meu Caminho em Rotary (Cap. 33):

É propósito do Rotary não levar em conta a religião, a posição social, o pensamento político ou a raça dos seus associados.

É isto, sim, seu propósito, aglutinar homens de negócio e profissionais a fim de que possam corresponder-se, aumentar entre eles a boa vontade e tolerância e favorecer o estabelecimento de laços de amizade e disposição para a solidariedade

A missão de Rotary é: ajudar os rotarianos e os Rotary Clubs a alcançar o Objetivo do Rotary e, neste estágio atual de desenvolvimento da organização, apoiar as atividades de indivíduos e grupos prestadores de serviços que melhorem a qualidade de vida, mantenham a dignidade humana e promovam a compreensão e paz mundial.