O Compêndio Histórico do Rotary cita os lemas, de cada ano rotário, a partir de 1954-55, quando o presidente Herbert Taylor, autor da Prova Quádrupla, que veremos em aula futura, apresentou seis objetivos para o seu ano rotário: A partir de 1955-56, o lema do ano rotário foi simplificado para uma só palavra, ou uma frase, e esses motes emulativos passaram a constituir a motivação principal, não somente dos presidentes do RI - que os idealizam -, como também dos governadores e dos presidentes dos Rotary Clubs.

Esses dirigentes máximos se esmeram para que a divisa do ano rotário seja objetiva e abrangente, numa demonstração da internacionalidade do Rotary também em termos de unidade de propósitos. O lema anual é, portanto, a bússola que nortea o traba-lho rotário na busca de uma meta comum, proposta pela sintética mensagem de estímulo e de incentivo.

Em princípio, todo o rotariano deve conduzir, em sua lapela, junto ao emblema de Rotary, também o emblema do ano. Em alguns países, e por alguns rotarianos, é costume, em determinadas situações, fixar nas lapelas do paletó, ou por vezes nas demais parte daquela peça do vestuário, emblemas de anos anteriores. Como o emblema do ano identifica a administração de Rotary de um período, é adequado que os rotarianos passem a ostentar o emblema do ano tão somente após a posse dos novos governadores, quando se inicia a nova administração.