As primeiras Avenidas de Serviço foram criadas em 1926 pelo rotariano inglês Sydney Pascal (que serviu como presidente do RI em 1931-32) e por Vivian Cartes, secretário do RIBI, na ocasião. Ambos desenvolveram os conceitos dos Serviços Internos,

Profissionais, à Comunidade e Internacionais em uma manhã de domingo, durante uma caminhada nos arredores de Surrey, na Inglaterra. Depois de passados 74 anos desde a criação as quatro primeiras e básicas Avenidas de Serviço, em 2010, o Conselho de Legislação de Rotary International inova e renova filosofica-mente Rotary, criando a 5ª Avenida de Serviços, com o foco nas novas gerações.

Sob a inspiração dessa nova Avenida estarão os programas e projetos voltados para à juventude. Com fundamento no Objetivo do Rotary, as Avenidas de Serviços expressam a filosofia da organização e formam a base onde se assentam todas as atividades dos clubes, e, por meio dessas, mostram seu compromisso com o lema DAR DE SI ANTES DE PENSAR EM SI .

SERVIÇOS INTERNOS - Primeira Avenida de Serviços do Rotary: abrange os passos que devem ser seguidos pelos rotarianos para que o clube funcione eficazmente E enfatizam o fortalecimento do companheirismo.

SERVIÇOS PROFISSIONAIS - Segunda Avenida de Serviços do Rotary inclui a promoção de altos padrões de ética nos negócios e profissões, o reconhecimento do valor de todas as ocupações e a promoção do ideal de servir em todas as atividades profissionais. O papel representado pelo clube inclui a implementação de projetos que contribuem para o bem da sociedade. O papel representado pelos rotarianos inclui atuar nos respectivos negócios e pro-fissões de acordo com os princípios rotários e colaborar com os projetos patrocinados por seus clubes.

SERVIÇOS À COMUNIDADE - Terceira Avenida de Serviços do Rotary: abrange atividades implementadas por rotarianos, às vezes em cooperação com outros (por exemplo, Rotaract ou Interact Clubs, Núcleo Rotary de Desenvolvimento Comunitário), para melhorar a qualidade de vida dos residentes de sua comunidade ou município.

SERVIÇOS INTERNACIONAIS - Quarta Avenida de Serviços do Rotary: refere-se às atividades implementadas por rotarianos em prol da paz, boa vontade e compreensão internacional. Inclui o relacionamento com povos de outros países e conhecimento de seus costumes, realizações, aspirações e problemas por meio de contatos pessoais em viagens, convenções e troca de correspondências, bem como durante cooperação em atividades e projetos de clube financiados pela Fundação Rotária

SERVIÇOS ÀS NOVAS GERAÇÕES - Quinta Avenida - . refere-se às atividades tendo os jovens como foco e engloba todos os programas e projetos denominados “juvenis” (considera-se faixa etária até 30 anos), incluindo Rotaract, Interact, Intercâmbio de Jovens e RYLA, que serão destacados em aulas futuras. Analisando as Avenidas de Serviço, apontadas pelo Objetivo de Rotary, podemos identificá-las como sendo um conjunto de sentimentos que dignificam o ser humano como um ser social pró-ativo:

1ª AVENIDA: a SOCIABILIDADE - Dignidade da pessoa humana, criadora do espírito de cooperação, que impulsiona o trabalho nos diversos campos de ação;

2ª AVENIDA: a SINCERIDADE - Consciência da profissão, que assegura elevadas normas de ética nas relações profissionais;

3ª AVENIDA: a SOLIDARIEDADE - Amor ao próximo, indispensável à prestação de serviços em prol do bem público;

4ª AVENIDA: a FRATERNIDADE - Compreensão e paz mundial, base da aproximação internacional.

5ª AVENIDA: CONTINUIDADE – Atenção às novas gerações, como compromisso com o futuro.