O que é a Associação Brasileira da TRF

A Associação Brasileira da The Rotary Foundation é uma entidade civil sem fins lucrativos, registrada no Ministério da Fazenda com o CNPJ 06.164.572/0001-92, que permite o recebimento de doações para a Fundação Rotária efetuadas por pessoas jurídicas brasileiras.

I-Por que foi criada a ABTRF?

Para oferecer um caminho e eventuais benefícios às pessoas jurídicas que desejam contribuir formalmente com a Fundação Rotária, pois sendo uma OSCIP (Organização da Sociedade Civil de Interesse Público), de acordo com a Lei 9790/99 possui toda a documentação fiscal e social pertinente, POSSIBILITANDO QUE OS DOADORES USUFRUAM DE BENEFÍCIOS FISCAIS.

II-Pessoas físicas podem contribuir para a ABTRF?

Não, somente empresas podem contribuir. Pessoas Físicas efetuam doações diretamente à Fundação Rotária.

III-Como são administrados os recursos das doações recebidas?

As doações são aplicadas em fundos gerenciados pela Fundação Rotária, e são redirecionadas a criação e manutenção de projetos de SUBSIDIOS ELABORADOS PELOS ROTARY CLUBS e realizados no Brasil, que atendem às necessidades das comunidades carentes.

IV-Como contribuir para a ABTRF?

Através de Boleto Bancário a ser emitido utilizando-se o site www.abtrf.org.br no módulo Doações.

V-A doação de Empresa para a ABTRF terá reconhecimento rotário?

Sim, para doações feitas ao Fundo Anual, Programa Pólio Plus ou apoiando projetos específicos de Subsídios Globais, a empresa doadora pode receber o “Certificado de Apreciação” quando suas contribuições atingirem US$ 1.000,00 ou, como alternativa, a Empresa pode agraciar pessoa física, rotariano ou não, devidamente identificado no formulário de doação, com o reconhecimento de Companheiro Paul Harris. Contribuições adicionais de US$ 1.000,00 darão direito a novos reconhecimentos de Companheiro Paul Harris ao beneficiário indicado, ou se este já possuir o título, o direito a receber safiras e rubis observadas às regras definidas para a outorga de reconhecimentos pela Fundação Rotária.ESTES RECONHECIMENTOS SERÃO SEMPRE ÚNICOS.

Uma pessoa física poderá receber o reconhecimento de Major Donor pela doação, que atinja o total de US$ 10.000,00, efetuada por pessoa jurídica desde que seja sócia ou acionista majoritária da mesma.

VI-Há benefício fiscal para doações à ABTRF?

Sim. As empresas optantes pelo sistema de lucro real podem lançar (Lei 9249 e MP 2158-35 o valor destas doações, até o limite de 2% de seu lucro operacional, pode ser computado como despesa operacional, obtendo assim redução na base de cálculo do imposto DE RENDA a pagar.

VII-Empresas que não utilizem o sistema de lucro real podem contribuir para a ABTRF?

Claro, estas empresas, apesar de não gozarem de benefício fiscal, têm a oportunidade de, demonstrando seu comprometimento social, contribuírem para possibilitar à Fundação Rotária realizar mais projetos através dos seus programas, desempenhando assim importante papel para atender necessidades de comunidades mais carentes.