Após várias reuniões como clube provisório, em que grandes oradores se fizeram ouvir, em 22 de maio de 1959, era outorgada a Carta de Admissão do Clube no Rotary International, tendo a Governadoria marcado a data de admissão com a entrega oficial da Carta Constitutiva ao dia 19 de junho daquele mesmo ano.

Assim, estava consumada a legalização e a integração do Rotary Club de Osasco ao concerto dos Rotary Clubs de todo o mundo.
Foram 31 rotarianos que tinham vários ideais, todos concretizados com a formação do clube e a sua união.

No passado, nosso clube teve papel fundamental na emancipação político-administrativa da cidade, na fundação da Associação Comercial e Industrial de Osasco, foi responsável pela criação da Associação Cristã de Moços de Osasco, a ACM, que completará, em 2004, 40 anos de existência, participamos da construção da matriz de Santo Antônio, criamos a JUCO – Juventude Cívica de Osasco, etc.

Atualmente temos vários projetos em andamento e sob nosso acompanhamento, entre os já implantados estão o centro de fisioterapia para deficientes neurológicos que funciona na Policlínica da Zona Sul e o Banco de Leite implantado na Maternidade Amador Aguiar, que é responsável pelo atendimento de diversas crianças recém nascidas cujas mães não produzem o leite materno para a alimentação.

Passando para o lado educacional doamos, através da Fundação Rotária, um laboratório de informática que funciona no Centro de Desenvolvimento Comunitário da ACM de Osasco, e que tem formado aproximadamente 1000 jovens por ano, dando a eles condições de ingressar no mercado de trabalho
Atualmente, contamos com sócios atuantes em diversas campanhas de saúde pública, como a Campanha de Prevenção ao Câncer de Mama, Campanha de Combate à Catarata e Campanha Contra a Hipertensão Arterial.

Na área educacional realizamos anualmente, há mais de 30 anos, o projeto RUMO, que consiste em programa de orientação profissional, voltado para jovens carentes, alunos dos 3ºs anos do Ensino Médio das escolas públicas de Osasco.
Nossa contribuição com o Distrito 4610 tem sido intensa, somos padrinhos de 5 grandes clubes – Osasco – Sul (1969), Cotia (1971), Barueri (1981), Carapicuíba (1988) e Osasco – Quitaúna (1992) – que já nos deram diversos “netos” – Barueri – Alphavile (1986), Cotia – Granja Viana (1992), Cotia – Caucaia do Alto (1998), Barueri – Tamboré (2002), Vargem Grande Paulista (2002), Itapevi (2003) e Jandira (2003) – alguns recentes outros também com grande atuação, principalmente em Serviços à Comunidade.

O Rotary Club de Osasco tem se destacado também pelos seus sócios que já ocuparam grandes postos no Distrito e também no Rotary International.
Demos ao Distrito 2 governadores, Sizenando Affonso (1991-92) e José Antonio Figueiredo Antiório (1997-98), este ainda no clube e atualmente exercendo o cargo de Diretor de Rotary International. Demos ainda vários Governadores Assistentes, Rodolfo José Serine (1998-99), Carlos Costa de Oliveira (2002-03),Miguel Vieira Malagueta (2003-04),Jô Antiório (2004-05), Sergio Majono (2008-09) e Hebert Gaban (2010-11), sem contar os inúmeros presidentes ou membros de comissões distritais, sempre ativos e participantes.

Em relação à Fundação Rotária, somo hoje clube 100% companheiros “Paul Harris”, 3 Major Donors e 5 Benfeitores da Fundação Rotária, o que mostra a preocupação do clube com esse braço rotário. Hoje a grata efeméride, portanto, robustece nossas homenagens aos presidentes deste vigoroso clube que há quarenta e cinco anos, creditam as forças vivas da cidade, inscrevendo seu nome nos anais de Rotary International; projetando no Distrito 4610 as suas indiscutíveis realizações.